Lula confirma Marta Suplicy no Turismo

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy confirmou, na noite de ontem (19), em entrevista à imprensa, que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será a nova ministra do Turismo. A posse está marcada para sexta-feira de manhã, no Pa

Em um encontro de cerca de 40 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy recebeu o convite oficial para ocupar o Ministério do Turismo. Em entrevista coletiva, Marta Suplicy disse que tomará posse no cargo na sexta-feira pela manhã em solenidade na qual Walfrido Mares Guia, o atual ministro do Turismo, tomará posse como ministro da Secretaria de Relações Institucionais. A transmissão de cargo, segundo ela, será na sexta-feira a tarde, no Ministério.


 


As reuniões de Lula sobre a reforma ministerial foram prejudicadas ontem (19) pela continuidade dos atrasos no tráfego aéreo. O encontro com Marta Suplicy, por exemplo, estava marcado para o meio-dia e só ocorreu por volta das 19 horas, pois a ex-prefeita de São Paulo só chegou a Brasília por volta das 13 horas.


 


Ao sair do gabinete de Lula, Marta comentou que um novo  '' apagão ''  nos aeroportos  '' é um problema sério '' , que ''desgasta a imagem do Brasil e a paciência dos brasileiros''. Sobre a intenção de transferir a Infraero para a pasta do Turismo, Marta afirmou que Lula descartou a idéia, e lhe disse que nesse momento de caos ''não seria a hora de mudar a Infraero de lugar''. Portanto, a administração dos aeroportos deve ficar com o Ministério da Defesa.


 


“Estou entrando agora '' , disse Marta. ''Sei que o Walfrido fez um excelente trabalho, mas eu sou uma fazedora, estou muito entusiasmada e tenho muito a fazer''. Ela afirmou ainda que a área de Turismo ''tem um potencial muito grande''.


 


Sem decisão


 


Ainda ontem, o presidente Lula tentava acertar outros nomes da reforma ministerial. Para isso, Lula reuniu-se não só com Marta Suplicy mas também com com o presidente do PMDB, Michel Temer para definir qual o nome do PMDB que irá para o Ministério da Agricultura após a “desistência” de  Odílio Balbinotti (PMDB-PR).


 


Entre os cotados estão: Enício Oliveira (PMDB-CE), Tadeu Filipelli (PMDB-DF), Waldemir Moka (PMDB-MS), Fernando Diniz (PMDB-MG) e Moacir Micheletto (PMDB-PR). Circula no Congresso que o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) deve ser o novo indicado.


 


E para evitar novas pressões como a que afastaram Balbinotti do Planalto ,Temer perguntou a cada um dos cotados se havia alguma pendenga judicial contra eles. Todos disseram que estão ''despreocupados'' com isso. Mesmo assim Temer disse que seria proveitoso se a presidência consultasse a ficha de cada um.


 


Quem também esteve com Lula foi o ex-ministro Miguel Rosseto. Mas apesar dele ter tido um encontro com o presidente, oficialmente a assessoria da Presidência da República não confirma se ele foi convidado a reassumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário, de onde saiu em 2006 para tentar uma vaga ao Senado pelo PT do Rio Grande do Sul.


 



Biografia


 


A psicóloga Marta Teresa Smith de Vasconcelos nasceu na cidade de São Paulo em 18 de março de 1945 e é filiada ao PT desde 1983.



 
Iniciou carreira política em 1995, quando elegeu-se deputada federal com 76.130 votos. Na Câmara, foi autora de vários projetos de lei ousados e ao mesmo tempo polêmicos, como a parceria civil registrada entre pessoas do mesmo sexo e a obrigatoriedade da cota mínima de 25% de mulheres na lista de candidatos às eleições proporcionais.


 


Em 2000, Marta conquistou a prefeitura de São Paulo, obtendo 3.248.115 votos (58,51% dos válidos). Entre suas realizações como prefeita, notabilizou-se pela grande quantidade de obras e projetos voltados para a periferia.


 


Ela privilegiou o transporte coletivo – renovando a frota de ônibus, construindo corredores exclusivos e criando o bilhete único – e investiu na educação pública de qualidade, com a criação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados (CEUs), estabelecimentos de grande porte com vários serviços e atividades especiais (teatro, piscina, creche, quadras poliesportivas), localizados em áreas carentes da cidade e para o uso de toda a população.


 


Apesar das inúmeras realizações, não conseguiu se reeleger, sendo derrotada pelo tucano José Serra, que abandonaria a prefeitura um ano e meio depois para se candidatar ao governo estadual.


 


No ano passado, Marta coordenou a campanha de reeleição do presidente Lula, durante o segundo turno, no Estado de São Paulo.


 


A indicação de Marta Suplicy para o ministério do Turismo é fruto de uma intensa articulação do PT que, desde o primeiro momento da montagem da equipe do segundo mandato, tentava encaixar a ex-prefeita em alguma pasta ministerial. Inicialmente, o PT reivindicava o Ministério das Cidades, mas o PP, que atualmente ocupa a pasta, esperneou. Começou-se então um movimento para alocar Marta Suplicy na pasta da Educação, mas a iniciativa esbarrou na resistência do presidente Lula que está satisfeito com o atual ministro Fernando Haddad. Por fim, ficou acertado com o presidente a indicação de Marta Suplicy para a pasta do Turismo.


 


A ex-prefeita é um dos nomes com os quais o PT trabalha para disputar a presidência da República em 2010 e o grupo de petistas que a apóia -sobretudo o diretório do PT de São Paulo- acredita que à frente de um ministério, Marta Suplicy poderá garantir visibilidade política para trilhar o caminho rumo à sucessão do presidente Lula.