CUT quer votação aberta e nominal ao veto da emenda 3

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) vai pressionar o Congresso Nacional para que a apreciação do veto presidencial à emenda 3 seja feita através de voto aberto e nominal. A Central é favorável a manutenção do veto.

Com este objetivo, a entidade encaminhou hoje (20), ofício aos presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), formalizando a reivindicação.


 


A votação do veto à emenda 3 deve ocorrer nos próximos 30 dias, em sessão conjunta. Se a reivindicação da CUT não for atendida, o processo vai ocorrer em escrutínio fechado, o que contraria a transparência tão necessária e defendida nas decisões que impactam na vida da sociedade.


 


“A manutenção do veto é muito importante porquê a emenda 3 ataca direitos elementares dos trabalhadores. Caso o veto seja derrubado, os empregadores terão ainda mais facilidades do que já encontram hoje para transformar seus funcionários em pessoas jurídicas e assim deixar de pagar 13º salário, férias remuneradas, FGTS, vale-transporte, vale-refeição e assistência médica. E, depois de eliminarem todos esses direitos trabalhistas, continuarem pagando os mesmos salários”, declarou Artur Henrique, presidente da CUT.


 


No campo, a emenda prejudicaria ainda mais a fiscalização sobre os latifundiários que exploram mão-de-obra análoga ao trabalho escravo.