Petrobras anuncia compra do grupo Ipiranga por US$ 4 bi

A compra do grupo Ipiranga pela Petrobras, Braskem e grupo Ultra será realizada em cinco etapas, que devem ser concluídas até o último trimestre deste ano. O negócio, que terá valor total de US$ 4 bilhões (o equivalente a R$ 8,3 bilhões), será pago e

Para a transação, a Petrobras deverá utilizar US$ 1,3 bilhão em dinheiro de recursos próprios. A Braskem entrará com US$ 1,1 bilhão, também em dinheiro do próprio caixa. O restante será a parte do grupo Ultra, a ser paga com emissão de 52,8 milhões de ações que serão trocadas pelas ações dos controladores da Ipiranga e minoritários do grupo.



Pelo acerto, a Petrobras dividirá com a Braskem a área de petroquímica da Ipiranga, com participação de 40% e 60%, respectivamente. Em distribuição, a Petrobras fica com um terço do negócio (corresponde às atividades no Nordeste, Norte e Centro-Oeste), enquanto o restante (Sul e Sudeste) irá para o grupo Ultra. Já a refinaria da Ipiranga será repartida igualmente pelas três.



As duas primeiras etapas da operação consistem na compra das ações das cinco famílias controladoras da Ipiranga pelo Ultra e numa oferta pública de compra das ações ordinárias dos minoritários da Ipiranga e subsidiárias pelo grupo Ultra.



Depois disso, Braskem e Petrobras farão uma oferta pública para o fechamento do capital da Copesul, empresa de matérias-primas da Ipiranga. Findas essas etapas, o Ultra fará a incorporação das ações preferenciais dos minoritários das subsidiárias Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga (CBPI), Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga (DPPI) e da Refinaria de Petróleo Ipiranga (RPI). Esses acionistas receberão ações preferenciais da Ultrapar.


 


A última fase será a alienação e entrega de ativos petroquímicos para a Braskem e Petrobras pelo grupo Ultra. ''Esse negócio trará bons resultados para a Petrobras sem causar nenhum impacto financeiro'', disse o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. Segundo ele, a operação abrirá oportunidades para que a empresa aumente a demanda por seus produtos por meio da distribuição própria e pela parceria com o grupo Ultra.