México: Senadora denuncia impunidade do governador de Oaxaca

A presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado do México, Rosário Ibarra de Piedra, afirmou na última sexta-feira (16/3) que a Comissão Nacional dos Direitos Humanos avaliza a “impunidade” do governador do estado de Oaxaca, Ulises Ruiz.

A defensora dos direitos humanos disse que o relatório entregue ao Congresso na quinta-feira pelo presidente da Comissão, José Luis Soberanes, sobre o conflito de Oaxaca e as violações dos direitos humanos cometidos lá, é uma “história já conhecida”.



A Comissão informou que 20 pessoas morreram e 381 ficaram feridas no conflito em Oaxaca e que autoridades federais, estatais e municipais “cometeram violações dos direitos humanos”.



Segundo o relatório, a maioria das vítimas foi ferida na repressão policial e em ações noturnas de grupos armados. Apenas algumas foram atingidas em confrontos diretos com as forças de segurança.



Além disso, informou que 336 pessoas foram detidas e 56 continuam presas por participar dos protestos contra o governador Ruiz, acusado de reprimir os professores em greve e de atos de corrupção.



Acrescentou que, durante o conflito, defensores civis dos direitos humanos foram ameaçados, perseguidos, agredidos, intimidados e difamados para que seu trabalho fosse impedido ou limitado.



“Tudo o que escutamos não nos surpreende”, disse a senadora Rosário Ibarra de Piedra, do Partido da Revolução Democrática, de oposição ao presidente Felipe Calderón. “Há toda uma visão de cobrir com impunidade as violações dos direitos humanos em Oaxaca”, acrescentou. “Não houve uma só alusão à responsabilidade do governador Ulises Ruiz (do Partido Revolucionário Institucional)”.



“(A Comissão) sabe muito bem quem é o braço armado nesta repressão. Ele tem nome e a Comissão sabe disso. Ficamos esperando as recomendações. Esperamos que exija a libertação de todos os detidos, no mínimo. O relatório nos decepcionou. A Comissão protege Ulises, não houve nenhuma menção sobre sua responsabilidade”, insistiu a senadora.