Maioria dos israelenses defendem diálogo com ANP

Uma pesquisa do instituto independente Dachaf revelou que 56% dos israelenses, ao contrário de seus governantes, são favoráveis ao diálogo com o novo governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de união nacional, no intuito de resolver os problemas que

O governo do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, aprovou no domingo (18/3) por 19 votos e duas abstenções a manutenção do boicote imposto ao governo palestino anterior, liderado pelo primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Hamas.


 


Segundo a enquete do Dachaf, 17% dos israelenses defendem manter contatos com o próximo governo de Haniyeh, mas somente com representantes da Fatá, cujo líder é o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, com quem Olmert continuará dialogando.


 


Já 40% dos israelenses se opõem a todo contato com as novas autoridades palestinas, enquanto 4% dos entrevistados não responderam à pesquisa. A enquete foi realizada com 517 pessoas de todas as camadas da população israelense, entre judeus e árabes, e a margem de erro é de 4,3%.