Lula pede apuração imediata do caos nos aeroportos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira (19), em reunião realizada no final da manhã, a apuração imediata e rigorosa das causas dos problemas ocorridos ontem e hoje nos aeroportos do País, com atrasos e cancelame

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou reunião esta manhã, no Palácio do Planalto, para discutir o caos nos principais aeroportos do país ocorrido ontem (18) por causa de uma pane de equipamento do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1).


 


A reunião começou às 11h30 e terminou às 12h45 e contou com a presença do ministro da Defesa, Waldir Pires; da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Armando Felix; e dos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, e da Infraero, Rogério Barcellay.


 


Ontem de manhã uma falha no sistema informatizado de comunicação Cindacta 1, responsável pelo controle das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, provocou uma série de atrasos nos aeroportos brasileiros.


 


No aeroporto de Brasília todos os vôos registraram atrasos até às 19 horas. A espera, em alguns casos, chegou a quatro horas.


 


O Ministério da Defesa informou que a falha ocorreu entre a sala de plano de vôo e o controle de tráfego aéreo, responsável pelas autorizações de pousos e decolagens. Por uma questão de segurança, os controladores de tráfego aéreo ampliaram o tempo entre uma partida e outra.


 


No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram as chuvas que causaram transtorno. Ontem, o aeroporto teve de ser fechado por três vezes para pousos e decolagens, enquanto técnicos mediam a espessura da lâmina d’água formada pela chuva.


 


Hoje (19) os três principais aeroportos de São Paulo registraram, até o início da tarde, atrasos de pelo menos 50 minutos em 72 vôos, segundo a Infraero. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrava na manhã hoje atrasos em apenas três vôos: em dois pousos e uma decolagem.


 


Segundo a Infraero, dez vôos (cinco da Gol e cinco da Tam) estavam com atrasos superiores a uma hora no Aeroporto Internacional de Brasília.


 


Com informações de agências