Recife terá parque à beira-mar projetado por Niemeyer

O Parque Dona Lindu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com previsão de inauguração no fim do ano que vem, terá pista de skate, teatro com 500 poltronas, salões de exposição, equipamentos para crianças, idosos e áreas para caminhada e descanso, na b

O parque será construído em uma área de 33 mil metros quadrados que, no ano passado, foi repassada para a Prefeitura do Recife pela Aeronáutica. A reivindicação é antiga. Em 2004, os moradores de Boa Viagem fizeram um abaixo-assinado com 17 mil assinaturas pedindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cessão dos dois terrenos. O nome do parque é uma homenagem à mãe do presidente Lula, a pernambucana Eurídice Ferreira de Melo, que foi conhecida como Doina Lindu.
Beleza da praia preservada



Segundo Niemeyer, sua maior preocupação durante a elaboração do projeto foi a de não quebrar a beleza do terreno à beira-mar. O arquiteto, que completará cem anos em 15 de dezembro próximo, continua projetando e segundo colegas de profissão encontra-se em uma de suas melhores fases criativas.


 


O parque terá metade de sua área arborizada. Um dos destaques da nova área de lazer é o teatro, com um palco reversível, que pode ser aberto em grandes eventos. Nesse caso, os shows poderão ser vistos por até 20 mil pessoas.



Segundo a Prefeitura do Recife, o Parque Dona Lindu deve receber visitantes de toda a região metropolitana, que tem aproximadamente 3,6 milhões de habitantes. A obra está orçada em R$ 18 milhões e não está descartada a participação da iniciativa privada na construção.



Um esboço já foi apresentado à Prefeitura do Recife, mas o projeto detalhado será entregue em três meses. O passo seguinte será a licitação, que deve levar também cerca de três meses. A previsão é que a obra demore um ano para ser concluída.



Da redação, com agências