PC da Venezuela quer debate para criação de partido unido

“O Partido Comunista da Venezuela (PCV) está impulsionando o processo de debate, que considera indispensável, para depois sim falar da conformação do partido unido”, disse neste domingo (18) o secretário de organização do PCV, Carlos Aquino. No 13º Congre

Aquino defendeu uma distinção entre a frente, “com um conteúdo antiimperialista, popular e democrático”, e o “partido da revolução”, que é uma necessidade histórica para a construção do socialismo.



Frente e partido



“Deve ser um partido que tem que possuir uma forte unidade ideológica, uma sólida estrutura organizativa. Do nosso ponto de vista, tem que ser uma organização de quadros revolucionários, do melhor do povo, para que se constitua em vanguarda política e moral do processo revolucionário, e que indubitavelmente tenha uma forte influência de massas para poder mobilizá-las na construção do socialismo”, afirmou.
O secretário de organização disse ainda que a construção do partido “é uma necessidade histórica e, do nosso ponto de vista, deve ter determinadas características”.



No entanto, Aquino deixou claro que o papel de Chávez como “líder fundamental” da revolução em curso nem esteve em discussão no PCV. “Para nós é natural, é assim. Reconhecemos. E consideramos que ao longo destes anos foi um fator fundamental para a unidade e o avanço do processo revolucionário”, afirmou.



“Aporte de quadros”



Depois da primeira reunião plenária do Comitê Central após o Congresso, no fim de semana passado (10 e 11), o secretário-geral do PCV apresentou medidas práticas adotadas para “desenvolver o plano de ação dos comunistas, para  a criação da frente antiimperialista e as formas como o partido dará sua contribuição à formação do Psuv”.



O PCV defende que “frente antiimperialista e partido da revolução são dois processos que se desenvolvem de forma simultânea para desenvolver a luta contra o inimigo principal da revolução, o imperialismo estadunidense, e por outro lado a construção do socialismo. Ambos devem ser encabeçados pelo líder indiscutível da revolução bolivariana, Hugo Chávez Frías”, destaca.



O principal dirigente do PCV pôs ênfase na contribuição que o seu partido dará à conformação do Psuv. “Como expusemos para a Comissão Promotora do Psuv, na semana passada, o PCV está disposto a aportar quadros para a construção do partido unido”.



Veja também: Chávez pressiona por partido único governista



Com informações da Tribuna Popular, órgão do PCV: http://www.tribuna-popular.org