México quer fontes de energia alternativas ao petróleo

Embora o México seja hoje o segundo maior exportador de petróleo das Américas, depois da Venezuela, preocupa-se em encontrar fontes alternativas de energia para quando o petróleo acabar. Do contrário, ''poderia converter-se em importador de energéticos e

O modelo energético  mexicano é hoje o oposto do brasileiro. No Brasil, farto em rios e que só impulsionou a produção petrolífera nas duas últimas décadas, 92% da energia provém de hidrelétricas. No México, 90% vem do petróleo, gás e derivados. Lenha e bagaço de cana entram com 3,5% e a energia hidráulica com apenas 3%.



O México, porém, possui alternativas. ''Com os fortes ventos que se registra em Oaxaca, Tabasco, Chiapas e Hidalgo, as regiões ensolaradas da Baixa Califórnia e Sonora e até os pequenos rios em diversas regiões, poderia se obter o equivalente a um terço da energia elétrica que se consome no país'', escreve Susana Gonzalez, no diário La Jornada.



A jornalista volta a citar a Consultores Internacionales: ''As energias alternaticas e renováveis oferecem uma opção para o melhor aproveitamento dos recursos energéticos do México. Várias delas tê vantagens, entre elas a de serem renováveis.''
O texto menciona o etanol, ''cuja produção como combustível para automóveis cresceu tanto no Brasil como nos Estados Unidos, que concentram 70% da produção mundial, enquanto o México deu apenas passos incipientes''.



Quanto ao petróleo, as reservas conhecidas do México estão em declínio. Consultores Internacionales aconselha medidas de economia, visando ter ''uma margem de manobra para continuar contando com petróleo próprio que atenda às necessidades energéticas do país''.



Fonte: http://www.jornada.unam.mx