Campanha dos Cinco de Cuba presente na marcha de Washington

A causa dos Cinco heróis cubanos encarcerados nos Estados Unidos esteve presente na grande marcha de mais de 50 mil pessoas em frente ao Pentágono, neste sábado (17). A Coalizão Answer de entidades e o Comitê para a Liberdade dos Cinco anunciaram que i

As duas organizações não-governamentais realizarão novas marchas e manifestações para repudiar a guerra de Washington contra o Iraque e rejeitar a ocupação norte-americana do Afeganistão, destacaram os líderes dos grupos num comunicado. O movimento exige também o fechamento da base naval de Guantânamo, instalada em Cuba contra a vontade de povo e do governo da Ilha.



Além disso, os manifestantes exigem das autoridades estadunidenses mais verbas e capitais sociais para novos empregos, a moradia, a saúde e a educação, em vez de financiamento da guerra.



Em Washington, San Francisco, Los Ángeles, Seattle, Vancouver e em outras cidades do mundo, muitas pessoas que apóiam os Cinco heróis cubanos e Cuba marcharam com bandeiras e cartazes exigindo sua liberdade.



Os Cinco, como são conhecidos por essa campanha internacional, foram presos em 12 de setembro de 1998 nos Estados Unidos quando protegiam seu país de grupos terroristas de origem cubana, domiciliados em Miami, Flórida. Desde então, a liberdade de Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González tem despertado campanhas de mobilização nos EUA e em diferentes pontos do mundo.



A campanha das esposas



“É um caminho difícil que tornaram ainda mais complicado” disse para o diário Granma Olga Salanueva Arango, esposa de René  González Sehwerent. Ela se queixa de que as autoridades estadunidenses têm  violado inúmeras vezes os direitos humanos dos Cinco e de seus familiares.



Por sete vezes as autoridades dos EUA negaram a Olga e a Adriana Pérez (esposa de Gerardo Hernández) o visto de entrada no país, interditando-lhes assim o direito de visitarem seus esposos.



A Campanha Internacional de apoio às esposas dos Cinco foi lançada neste 8 de Março, numa cerimônia em Havana, na sede da Associação de Combatentes, e prossegue até 14 de maio.



Nolançamento foi aberta uma exposição de charges de Gerardo Hernández, intitulada Yo te Quiero Libre (Eu te quero livre), e lida uma mensagem de Magali Llor, mãe de  Fernando González.