Xiita iraquiano apela à resistência: “Não à América!”

O líder xiita iraquiano Moqtada al-Sadr exortou seus seguidores a resistir às forças de ocupação no Iraque, parecendo recusar qualquer colaboração entre o povo de seu reduto, Sadr City [em Bagdá] e os estadunidenses. “Os ocupantes querem fazer mal a esta

“Tenho confiança, vocês não vão fazer concessões”, prossegue a mensagem. “Ergam suas vozes no amor, na fraternidade e na unidade, contra os nossos inimigos, e gritem 'Não à América!'”, afirma o texto.



A declaração surge logo após um ataque à comitiva do prefeito de Sadr City, Rahim al-Darraji, em que este ficou gravemente ferido e dois de seus seguranças foram mortos. Al-Darraji desempenhou um papel central nas negociações com os estadunidenses que conduziram a um recuo dos resistentes de Sadr City.



Conforme um comandante local do Exército do Mahdi, que não quiz que divulgassem seu nome, o atentado teria sido obra de uma tendência descontente com o acordo. A fonte disse que o ataque criou tensões no seio da milícia xiita e acendeu o debate sobre a oportunidade de se permitir que as tropas dos EUA operem sem resistência em Sadr City, como parte de uma operação de seguirança em curso em Bagdá.



Milhares de seguidores de al-Sadr desceram às ruas depois das preces de sexta-feira, para denunciar a criação de uma base militar conjunta iraque-americana, em pleno centro de Sadr City. A localização do jovem imã é desconhecida. Os EUA dizem que ele está no Irã desde 13 de fevereiro e do início da grande operação armada em bagdá. Sadr teria ordenado a seus milicianos que se abstivessem de agir durante a operação.



Fonte: http://www.aloufok.net