Sob pressão, Balbinotti desiste do Ministério da Agricultura

O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu de assumir o Ministério da Agricultura, cargo para o qual havia sido indicado por seu partido. Em carta enviada ao presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Ed

O deputado paranaense, ligado à grande lavoura da soja, é alvo de investigação sigilosa no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. A denúncia sobre a investigação surgiu imediatamente depois que seu nome despontou para o ministério, com apoio dos governadores peemedebistas Blairo Maggi (Mato Grosso) e Roberto Requião (Paraná).


 


As denúncias são atribuidas a deputados do PMDB descontentes com a escolha de Balbiunotti. Outros cinco deputados do PMDB haviam sido indicados e preteridos por Lula: Waldemir Moka (MS), com maior apoio na bancada, Tadeu Filipelli (DF), Fernando Diniz (MG), Eunício Oliveira (CE) e Valdir Colato (SC). A agência Reuters inclui outras duas possibilidades, por serem do Paraná: Moacir Micheletto, ruralista e cooperativista, e Reinhold Stephanes, ex-ministro da Previdência com trânsito no Planalto.


 


“Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de ministro da Agricultura pelo PMDB”, diz Balbinotti na carta endereçada a Temer e Henrique Alves. “Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil, responderei a todos e os esclarecei como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada pela total transparência”, acrescenta Balbinotti na carta aos “amigos” Temer e Alves.



Da redação, com agências