Parlamento cubano debate sistema eleitoral

Por Susana Lee, no Granma*
Ricardo Alarcón de Quesada, membro do Birô Político do Partido Comunista e presidente do Parlamento cubano, resumiu a Audiência Parlamentar sobre o sistema eleitoral de Cuba como uma profunda reflexão sobre as raízes

Convocada pela Assembléia Nacional do Poder Popular, a jornada se tornou um encontro com a história, a partir da exposição do professor Eduardo Torres Cuevas, Prêmio Nacional de Ciências Sociais. Seguiram-se intervenções dos doutores Eduardo lara, funcionário da Assembléia, e Fabio Raimundo Torrado, do Escritório do Secretariado do Partido. Foi passada em revista a evolução constitucional e jurídica cubana, desde a Constituição de Guáimaro, pela república em armas de 1869.



A segunda das exposições principais ficou a cargo de Jorge Lezcano, membro do Comitê Central do partido e funcionário da Assembléia. Ele desenvolveu o tema “O sistema eleitoral cubano, particularidades e desafios”, que deu nome à audiência. De forma direta e didática, abordou conceitos e temas de destaque na Assembléia Nacional, diferenças entre esta e outros parlamento, o papel do mandatário e outros aspectos.



Armando Hart, membro do Comitê Central e diretor do Escritório do Programa Martiniano, apresentou a proposta de que duas comissões parlamentares elaborem um estudo da Constituição cubana e a tradição constitucional jurídica cubana que a embasa. Já Lázaro Barredo, diretor do jornal Granma, propôs que se inclua no currículo escolar o estudo da Constituição, na disciplina de cidadania, antes que os estudantes cheguem à idade eleitoral.