Fidel tem plenas condições para se reeleger, diz Alarcón

O presidente de Cuba, Fidel Castro, recupera-se “muito bem” e estará “em perfeitas condições” de ser reeleito presidente do Conselho de Estado da ilha – chefe de Estado e governo – nas eleições de março de 2008. A afirmação é de Ricardo Alarcón, president

Em julho passado, Fidel Castro, de anos 80, transferiu provisoriamente o poder na ilha a seu irmão, Raúl, após passar por uma cirurgia no intestino. A saúde dele é segredo de Estado em Cuba.



Alarcón disse que Raúl seguirá no poder o tempo necessário.”Quanto se estenderá este processo depende dele [Fidel] e dos doutores”.



Fidel não aparece em público desde julho – só em imagens em vídeo – , mas são agora mais freqüentes declarações sobre sua melhora. Ele recebeu nesta semana a visita do escritor colombiano Gabriel García Marquez, que o descreveu como “uma força da natureza”.



O líder cubano também participou de uma reunião, por telefone, com os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e René Préval, do Haiti. Há duas semanas, falou no programa de rádio de Chávez.



Nas eleições de 2008, serão eleitos os deputados que escolherão os integrantes do Conselho de Estado. No comando em Cuba desde 1959, Fidel ocupa a Presidência do conselho desde 1976, quando a instância foi criada.