Centro-esquerda é favorita nas eleições da Finlândia

A Finlândia vota no domingo para as eleições legislativas que apresentam os partidos governamentais de centro-esquerda como favoritos na disputa contra a centro-direita. As pesquisas demonstram que o favoritismo se deve a um dos melhores balanços econômic

A vida política finlandesa se caracteriza desde o início dos anos noventa por uma alternância entre os três principais partidos do país, o Centro, o Partido Social-democrata (SDP) e o Partido de Coalizão Nacional, de direita.


 


Desde 2003, governam Centro e SDP. Com o apoio do Partido do Povo Sueco (SFP), dispõem de uma maioria de 116 assentos (sobre um total de 200). O governo de centro-esquerda, dirigido desde 24 de junho de 2003 por Matti Vanhanen, deve manter-se no poder, segundo as pesquisas mais recentes.


 


A última delas, para a rede de televisão MTV3, indica ao Centro 24,1% das intenções de voto, à frente dos social-democratas, que têm 22,8%, e da Coalizão Nacional, com 21,1%.


 


A maior dúvida recai sobre qual será a legenda mais votada e que terá o direito de apresentar o primeiro-ministro, o Centro ou o SDP. O indicado será Matti Vanhanen se for o Centro ou Eero Heinäluoma, atual ministro das Finanças, pelo SDP.


 


Em março de 2003, o Centro venceu com 6 mil votos de vantagem para os social-democratas. E a apenas 1,7 pontos atrás do SDP ficaram os conservadores. “A eleição será muito disputada, mas estou confiante. Sei do que a Finlândia precisa e tenho um programa para isso”, disse Vanhanen.


 


O crescimento econômico que o país vive nos últimos anos é o principal pilar de sustentação da candidatura de Vanhanen. “Com Vanhanen, a Finlândia teve crescimento, estabilidade macroeconômica e aumento do emprego”, ressalta Sixten Korkman, diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas Etla.


 


A economia finlandesa tem uma saúde vigorosa com um crescimento de 5,5% em 2006. Na zona euro, apenas Irlanda, Luxemburgo e Grécia obtiveram resultados melhores.