Polícia é obstáculo para governo de coalizão palestino

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, volta nesta terça-feira (13/3) a Gaza, procedente da cidade de Ramala, para retomar as negociações destinadas à formação de um governo de coalizão com o primeiro-ministro Ismail

O porta-voz de Abbas, Mohammed Edwan, disse à mídia internacional hoje (13/3) que o bloco parlamentar do Fatá entregou a lista de candidatos a cargos ministeriais na coalizão com os políticos do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), de Haniyeh.


 


O Hamas indicou no início da semana que na quinta-feira (15/3) anunciará o novo governo e que no sábado solicitará o voto de confiança ao Conselho Legislativo.


 


As negociações para formar a coalizão entre Hamas e Fatá começaram depois do acordo assinado na cidade saudita de Meca entre Abbas, Haniyeh e o líder político do Hamas, Khaled Meshaal, no dia 8 de fevereiro.


 


A lista de candidatos do Fatá, que deve ser autorizada pelo Executivo, inclui políticos da geração jovem, segundo fontes do partido.


 


Segundo o Acordo de Meca, o Fatá — na oposição desde que o Hamas ganhou as eleições palestinas de janeiro de 2006 — tem direito a designar o vice-primeiro-ministro, ou seja, o segundo de Haniyeh, cargo que, segundo as fontes, deve ser do político Azzam el-Ahmad.


 


Por enquanto, não foi divulgado se Abbas e Haniyeh superaram um dos principais empecilhos para formar o novo Gabinete Nacional, a designação de quem liderará o Ministério do Interior da ANP, que deve controlar todos os organismos de segurança.


 


A nova sessão de negociações entre ambos os dirigentes será a primeira desde que Abbas se reuniu, no domingo, com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, em Jerusalém.