Paraguai nega construção de muro na Tríplice Fronteira

O ministro paraguaio das Relações Exteriores, Rubén Ramírez, garantiu nesta segunda-feira (12/3) que não haverá nenhum muro entre Brasil e Paraguai na zona da Tríplice Fronteira (que estes países dividem com a Argentina).

“Não se trata de um muro. É apenas o melhoramento da infra-estrutura da segurança”, assinalou Ramírez à imprensa.



O ministro disse que consultou seu colega brasileiro, Celso Amorim, e garantiu que as obras iniciadas pelo Brasil “são apenas melhorias planejadas para a Ponte da Amizade”, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, sobre o rio Paraná.



Em Brasília, algumas autoridades chegaram a afirmar que o suposto muro, de 2,5 m de altura e 1,3 km de comprimento, ficará sob a Ponte da Amizade. Sua função seria a de evitar o volumoso contrabando que ocorre atualmente entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.



A divulgação do projeto do muro provocou polêmica no Paraguai e alguns empresários chegaram a pedir a saída do país do Mercosul e o início de negociações comerciais diretas com os Estados Unidos.



A Receita Federal brasileira apreendeu no ano passado US$ 77 milhões em mercadorias contrabandeadas do Paraguai. A cada dia, cerca de quatro mil sacoleiros cruzam a Ponte da Amizade em direção ao Brasil.