Irã: Família de ex-ministro acusa Israel ou EUA de seqüestro

A família de Ali Reza Asgari, ex-vice-ministro da Defesa iraniano desaparecido em fevereiro na Turquia, acredita que ''os EUA ou Israel o seqüestraram'', informou nesta terça-feira (13/3) a agência de notícias ''Fars''.

''Israel ou EUA seqüestraram Asgari, e a Turquia deve responder por isso'', disse Ziba Ahmadi, esposa de Asgari, em declarações à ''Fars'' na embaixada da Turquia em Teerã.


 


A família de Asgari visitou a missão diplomática turca nesta capital para discutir o assunto do desaparecimento do ex-alto funcionário iraniano com o encarregado de negócios turco, Durim Uzuturk.


 


A esposa, o filho, as duas filhas e o irmão do ex-alto funcionário iraniano afirmaram que Asgari, de 43 anos, desapareceu há 95 dias em Istambul, para onde ''tinha viajado vindo de Damasco''. Também disseram que Asgari ''trabalhava com o comércio de azeitona e azeite de oliva na Síria''.


 


Asgari ''aposentou-se há dois anos do Ministério da Defesa iraniano, onde era vice-ministro da Defesa'', disse sua mulher, enquanto negava as notícias que circularam recentemente sobre o possível refúgio do ex-funcionário iraniano em um país ocidental.


 


Além disso, a esposa disse que seu marido tinha viajado de Damasco à Turquia em 7 de dezembro, onde se hospedou em um hotel de Istambul chamado ''Yeiran''. Nesse hotel, Asgari falou por telefone pela última vez com sua família em 8 de dezembro, acrescentou.


 


No domingo, o Governo de Teerã disse que ainda espera a resposta da Turquia em relação ao recente desaparecimento do ex-alto funcionário, e o porta-voz do Ministério de Exteriores, Mohamad Hosseini, considerou que ''as notícias publicadas pela imprensa (sobre seu desaparecimento) não são confiáveis''.


 


Também afirmou que seu ministério ''está acompanhando o assunto através dos canais oficiais'', e disse que Teerã enviou recentemente uma delegação à Turquia para cooperar com as autoridades de Ancara para esclarecer o paradeiro de Asgari.


 


O ministro das Relações Exteriores turco, Abdullah Gul, disse na quinta-feira passada que Ancara dá máxima importância ao assunto e que iniciou investigações entre a Polícia, unidades do serviço de segurança e o Ministério do Exterior.


 


Segundo a imprensa turca, Asgari tinha informações detalhadas sobre as atividades nucleares do Irã, assim como sobre as conexões iranianas com o Iraque.


 


O jornal turco Hurriyet afirmou esta semana que o serviço de inteligência iraniana estava procurando Asgari, porque acreditava que era o informante da CIA que tinha oferecido indicações para as forças americanas realizarem operações contra iranianos no Iraque.