Chávez é recebido como herói por multidão no Haiti

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi recebido nesta segunda-feira (12/3) por uma multidão de haitianos quando chegou ao país para uma curta visita. Chávez está viajando por países latino-americanos em paralelo à visita do presidente dos Estados Uni

“O povo haitiano é um povo heróico; tão heróico, mas tão oprimido”, disse Chávez através de um intérprete pouco depois de chegar.



“Venho aqui para confirmar nosso afeto e nosso compromisso com o Haiti”, disse o líder venezuelano, pouco depois de ser recebido no aeroporto de Porto Príncipe pelo presidente René Préval.



“O fato de que podemos caminhar e avançar com este povo é uma grande sensação”, afirmou Chávez, referindo-se à calorosa recepção que recebeu dos moradores do país mais pobre do hemisfério ocidental.



Muitos dos haitianos que receberam Chávez são simpatizantes do presidente deposto, Jean-Bertrand Aristide. Eles correram ao lado da lenta comitiva de carros que levava Chávez pelas ruas da capital. Alguns conseguiram passar pela segurança e tocá-lo, enquanto Chávez saudava a multidão, que gritava “longa vida a Chávez, abaixo Bush”.



Relação com os EUA
Bush não é querido entre os mais pobres do Haiti. Muitos acham que os EUA ajudaram a derrubar Aristide, que abandonou o país em fevereiro de 2004 depois de uma revolta armada e sob pressão dos EUA e da França para renunciar. Ele vive atualmente exilado na África do Sul.



O Haiti aderiu a um programa patrocinado pela Venezuela que vende petróleo com vantagens e financiamento, chamado Petrocaribe. Préval disse que o programa ajudará o Haiti a economizar US$ 150 milhões por ano. O dinheiro poderá ser destinado a programas sociais.



A Venezuela vai transferir também ao Haiti cerca de US$ 120 milhões para obras e programas sociais e, junto com Cuba, doará cinco usinas de energia ao país.



Chávez visitou a Nicarágua e Jamaica antes de chegar ao Haiti. Já Bush estava na Guatemala, na penúltima escala de sua viagem pela região, em que passou por Brasil, Uruguai e Colômbia e que termina no México.