Valentim sugere homenagens a Niemeyer em seu centenário

O deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ) apresentou duas proposições com objetivo de homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, que no dia 15 de dezembro desse ano estará completando 100 anos de vida.

O parlamentar comunista sugere ao Ministério das Comunicações, por meio da Empresa de Correios e Telégrafos, a criação de um selo comemorativo aos 100 anos; e à Câmara dos Deputados, ele propõe a realização de uma Sessão Solene em homenagem ao arquiteto.


 


“Além destas iniciativas, estaremos promovendo outras tantas: Exposição “Vida e Obra de Oscar Niemeyer”, em data a ser definida, e iremos discutir com a Presidência da Casa confecção de uma publicação especial”, anunciou Valentim, acrescentando que “mais do que merecida, a homenagem guardará um significado especial para todos nós brasileiros”.


 


Obras


 


Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer é considerado o mais importante arquiteto brasileiro deste século e um dos mais influentes na Arquitetura Moderna Internacional em função da quantidade e qualidade de obras construídas.


 


Dentre os diversos projetos desenvolvidos por ele, destacam-se o Conjunto da Pampulha em Belo Horizonte, o Conjunto do Ibirapuera em São Paulo, a Casa das Canoas no Rio de Janeiro e finalmente, Brasília, a sua mais importante obra. 


 


De Brasília
Márcia Xavier