García Márquez participa de negociações de paz na Colômbia

O escritor colombiano premiado com o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, está participando de negociações de paz entre o governo e o segundo maior grupo guerrilheiro de seu país. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12/03) pelo preside

Após cinco rodadas de conversações com o ELN (Exército de Libertação Nacional, de inspiração cubana), as negociações procuram chegar a um acordo para o fim do conflito interno de mais de quatro décadas. Uribe não deu detalhes sobre a participação de García Márquez.


 


Alguns analistas dizem que é possível que o governo veja a amizade estreita do escritor com o líder cubano Fidel Castro, além do respeito que ele desfruta na Colômbia, como um elemento que pode reforçar as negociações.


 


O escritor colombiano fez uma aparição simbólica para dar apoio às negociações entre o predecessor de Uribe na presidência, Andrés Pastrana, e o maior grupo rebelde colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As negociações fracassaram depois de as Farc terem usado uma zona desmilitarizada para se rearmarem.


 


“Muito atento”
A rodada mais recente de negociações com o ELN terminou no mês passado sem anúncios. Na segunda-feira, porém, Uribe disse a uma rádio local que García Márquez vai colaborar com a iniciativa e que o comissário de paz da Colômbia viajou para Cuba.


 


“O comissário se encontra em Cuba outra vez, e vou falar com ele hoje à tarde para discutir os avanços”, disse Uribe. “Nosso prêmio Nobel Gabriel García Márquez vem se mostrando muito atento para que este processo termine bem.”


 


Famoso por romances como “Cem Anos de Solidão”, García Márquez recebeu o Prêmio Nobel de Literatura 25 anos atrás e é uma das figuras mais populares da América Latina. Ele vive no México há muitos anos e visita Cuba com freqüência.


 


O jornal Granma, do Partido Comunista cubano, disse que o escritor colombiano se encontra em Cuba para comemorar seu aniversário com amigos. Não há informações oficiais sobre se ele visitou Fidel Castro.


 


O ELN, que tem 5 mil integrantes, foi organizado em 1964 por estudantes radicais e padres católicos que lutavam por justiça social e se inspiraram na guerrilha vitoriosa de Fidel Castro.