Milhomen defende mais recursos para melhoria de vida dos afro-descendentes

O deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP) defende o direcionamento de recursos para investir na melhoria da qualidade de vida de todos, especialmente os afro-descendentes que, de acordo com pesquisa realizada pela ONU, são os que mais sofrem com a pobreza

A posição do parlamentar foi exposta na audiência que teve com a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Acompanhado do secretário Josivaldo da Silva Libório, da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afro-descendentes (Seafro), Milhomen solicitou apoio para realização de políticas públicas voltadas para as comunidades afro-descendentes do Amapá.



De acordo com o deputado comunista, “o principal espelho de prioridades é o orçamento, pois sem verbas, a realização de políticas públicas fica prejudicada. Se não há emenda voltada para melhoria na qualidade de vida dos negros, índios e outras minorias, não se pode falar de políticas públicas.”


 
A Ministra Matilde destacou a importância de consolidar a política nacional levando o plano federal de políticas afros para os estados, colocando-se a disposição para auxiliar na realização da I Conferência Estadual voltada para os afro-descendentes, acrescentando que que “este tipo de manifestação mobiliza o pensamento político em torno da questão negra”.


 


Demandas



A I Conferência Estadual de Ações Afirmativas para a População Afro-descendente do Amapá vai reunir todos os segmentos afros do estado para que estes possam expressar suas demandas e indicar soluções que serão aplicadas em parceria com a Seafro.



O evento servirá como marco para o retomar o debate sobre a questão negra no estado, e contará com a participação de autoridades africanas, oriundas de países lusófonos. Segundo Libório, a Seafro trabalha hoje com mais de 60 comunidades afro-descendentes, visando, dentre outras coisas, a revitalização da educação, saúde e infra-estrutura.



De Brasília
Márcia Xavier