Trabalhador agora pode antecipar seu pedido de aposentadoria

O CNDI (Conselho Nacional do Idoso), órgão que reúne intituições do governo e movimentos sociais, inicia neste ano a implantação do PPA (Programa de Preparação da Aposentadoria). O sistema vai ajudar os trabalhadores a conseguir o benefício no INSS (Insti

O programa, em princípio, deve durar dois anos – ou seja, quando faltar dois anos para o trabalhador se aposentar, por idade ou por tempo de serviço, ele já poderá entrar no sistema e participar dos projetos que serão feitos por órgãos do governo e entidades de direitos humanos.


 


Os ministérios do Trabalho e da Previdência farão estudos para viabilizar o programa.
“Queremos criar condições para que o trabalhador tenha uma transição tranqüila entre a vida profissional e a aposentadoria. A idéia principal é garantir um envelhecimento digno e saudável”, disse Perly Cipriano, subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.


 


O ministério do Trabalho informou que fará estudos sobre a regularização dos contratos de trabalho para contribuir com a preparação do programa. Um dos motivos que atrapalham o processo de concessão da aposentadoria é a contratação irregular.


 


“Todos os projetos serão formulados para dar apoio ao trabalhador, que hoje enfrenta a burocracia da concessão do benefício. Queremos começar a implantar o sistema neste ano”, afirmou Cipriano.


 


Em parceria com ONGs (Organizações Não-Governamentais), o CNDI pretende criar programa de inclusão digital e socialização dos trabalhadores que estão para se aposentar. “Com a mudança brusca da rotina, o trabalhador pode se sentir sozinho. A internet pode ser uma opção para se comunicar com parentes e amigos que estão longe”, comentou Cipriano.


 


O pedido de estudos para a implantação do programa foi publicado ontem no “Diário Oficial” da União. O projeto valerá também para os servidores.


Fonte: Agora São Paulo