Guatemala: Rigoberta Menchú lança candidatura à Presidência

A indígena Rigoberta Menchú, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1992, aceitou oficialmente nesta quarta-feira (21/2) o convite para ser candidata presidencial na Guatemala.

Ela concorrerá pelo partido de esquerda Encontro por Guatemala e pela agremiação indígena Winaq, que ela acaba de criar.



As eleições presidenciais na Guatemala serão em setembro. ''Esperamos que os cidadãos guatemaltecos vejam que somos uma equipe séria e que damos nossa palavra de honra que levaremos o país para a frente'', disse a índígena.



Caso seja eleita, Menchú vai se tornar a primeira presidente da minoria étnica maia na Guatemala, assim como a primeira mulher a ocupar o cargo. Winaq é uma palavra maia que significa “a totalidade do ser humano”.



Mais da metade dos 13 milhões de habitantes da Guatemala descende dos maias. Em 1992, Menchú foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta em defesa dos direitos dos indígenas.



A ativista chamou a atenção para abusos ocorridos durante a guerra civil guatemalteca, na qual seus pais foram assassinados pelo Exército do país.



Desde então, ela lidera uma campanha para que os ex-governantes militares da Guatemala sejam julgados pela Justiça.