Equador discute integração com petrolíferas sul-americanas

O presidente do Equador, Rafael Correa, se reunirá nesta quinta-feira (22/2) com executivos da Petrobras e de outras empresas petrolíferas estatais da América do Sul para coordenar possíveis novos projetos em solo equatoriano.

O presidente da estatal Petroecuador, Carlos Casal, disse nesta quarta-feira em comunicado que os presidentes das petrolíferas da América do Sul se reunirão na cidade litorânea de Manta para “coordenar sua participação em diversos projetos energéticos”.



A reunião, segundo Casal, “pretende confirmar a estruturação de uma aliança estatal” para promover “a construção de projetos de refino e exploração de petróleo”.



Devem particpar ainda representantes das empresas Perupetro (Peru), Enap (Chile), Enarsa (Argentina), Ancap (Uruguai), PDVSA (Venezuela) e Ecopetrol (Colômbia).



O petróleo é o principal produto de exportação do Equador, que produz cerca de 530 mil barris diários. Pouco mais de metade pertence à Petroecuador, e o resto a 12 companhias estrangeiras. No total, as exportações petrolíferas financiam 35% do orçamento do Estado.