Avós da Praça de Maio encontram 86º filho de desaparecidos

As Avós de Praça de Maio anunciaram nesta terça-feira (20/2) que encontraram mais um filho de desaparecidos durante a ditadura militar argentina, chegando a 86 jovens identificados pela organização.

Pablo Hernán é filho de Jorge Casariego e Norma Tato, que foram seqüestrados em 13 de abril de 1977 na capital argentina, segundo comunicado distribuído à imprensa pelo movimento.



Norma Tato deu à luz num dos centros clandestinos de detenção montados pela ditadura (1976-1983). Seu filho e outra recém-nascida foram adotados pelo médico do Exército Norberto Bianco e sua mulher, Nilda Wehrli.



As Avós de Praça de Maio iniciaram uma batalha judicial em 1985, após a denúncia de um parente de Norma Tato. Na ocasião, Bianco e Wehrli fugiram com os dois filhos para o Paraguai, onde foram localizados em 1987.



Dez anos depois, e após a intervenção da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o médico militar e sua mulher foram extraditados à Argentina. O casal foi condenado e liberado após cumprir a sua pena.



Segundo as Avós de Praça de Maio, a organização conseguiu convencer Pablo Hernán a se submeter aos exames genéticos, sem necessidade de ordem judicial. Os resultados oficiais confirmaram que o jovem é filho do casal seqüestrado pelo governo.



De acordo com números oficiais, cerca de 18 mil pessoas desapareceram na Argentina durante a ditadura. Mas as entidades de direitos humanos elevam o número para 30 mil.



As Avós de Praça de Maio calculam que 500 crianças foram apropriadas ilegalmente na ditadura.