Rio dos Sinos teve nova ameaça de mortandade; MP denunciará empresas

O Ministério Público (MP) Estadual de Estância Velha oferecerá quarta-feira denúncia contra as empresas acusadas de serem responsáveis pela mortandade de peixes no Rio dos Sinos. A principal companhia apontada como causadora do desastre ambiental não e

No final de semana, uma nova iminência de mortandade de peixes deixou em alerta as autoridades ambientais. Moradores da região teriam visto os animais buscarem oxigênio junto às margens do rio. O sistema de emergência da Fepam foi acionado e agentes do órgão fizeram a coleta de água no local. Segundo o diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig, a situação foi contornada pela própria natureza. 'Houve uma vazão do rio. O vento Sul represou, deslocando a água', disse, não descartando a possibilidade de ter havido nova emissão de efluentes clandestinos no rio por parte de empresas privadas.



'Sofremos hoje os reflexos dos últimos 30 anos. É por isso que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está fazendo uma nova gestão a fim de equacionar essa problemática', afirmou o dirigente. Breunig cobrou empenho dos municípios no auxílio da solução da questão. Apontou que atualmente o esgoto doméstico é responsável por 89% da poluição do Rio dos Sinos.



Em situação igualmente preocupante, o rio Gravataí registrou em fevereiro o mais baixo índice de oxigenação dos últimos seis meses. 'Sem que haja comprometimento das prefeituras, não será encontrada solução', frisou Breunig.



A denúncia do MP é baseada em inquérito policial e perícias do Instituto-Geral de Perícias. O promotor Paulo Eduardo Vieira, que atua no caso, informou que as empresas, seus diretores e responsáveis técnicos serão acusados de poluição no arroio Portão e no Sinos, falta de cuidados no manejo das estações de tratamento de efluentes e descumprimento das licenças de operação. As penas dependerão da quantidade de crimes e da decisão judicial. Vieira ressaltou o trabalho do ex-diretor técnico da Fepam Jackson Müller.


C POVO NET