Lupi (PDT) defende candidatura do Bloco de Esquerda à prefeitura da capital

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, considerou ontem certa a participação de gaúchos em cargos expressivos no governo federal. O fato, avaliou, será decisivo para aprimorar o relacionamento entre PDT e PT, fazendo com que os partidos deixem de s

Lupi também lançou a candidatura do deputado federal Vieira da Cunha à Prefeitura de Porto Alegre. Defendeu que Vieira lidere frente de esquerda composta pelos três partidos que formam bloco na Câmara dos Deputados: PDT, PSB e PC do B. O presidente disse que irá apresentar a proposta ao prefeito José Fogaça, do PPS, e convidá-lo a fazer parte da coalizão e não descartou a participação do PT. Reconheceu que a iniciativa deverá enfrentar resistências de Fogaça, que segundo Lupi poderá disputar a reeleição, e do PT, devido às relações espinhosas que os dois partidos mantém no Estado. 'Leonel Brizola ensinou a todos que a luta política nunca pode ser tão dura a ponto de lacrar as portas do diálogo', disse.


 


Lupi destacou que a habilidade do presidente Lula em se relacionar com todos os partidos, especialmente os da base aliada, gerou novos critérios de composição, em que antigos desafetos precisam ficar no passado, como páginas viradas. “Quando se faz aliança, todos têm que ceder um pouco. Entendo que será difícil para o PT abrir mão da cabeça-de-chapa em Porto Alegre. Porém, garanto: não é impossível”, argumentou. A determinação de Lupi em negociar ampla aliança de esquerda, incluindo o PT, possui como elemento principal a participação de Lula nas decisões que o diretório nacional petista repassará aos metropolitanos. “Se o PT precisa muito estar na cabeça em cidades como São Paulo, é natural que ceda em outras, como Porto Alegre”, comparou.


 



C POVO NET