Santa Cruz do Sul terá usina de bioenergia

Devem começar no mês de março as obras da usina de bioenergia que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul irá construir em parceria com a Cooperativa Mista de Fumicultores do Brasil (Cooperfumos). O projeto está sendo apoiado pela Petrobras, Ministério do De

Nesta sexta-feira, a prefeitura e a Cooperfumos assinam um protocolo de intenções para implantação do Complexo Agroindustrial e Profissionalizante Alimentos e Bioenergia do Vale do Rio Pardo. A intenção é consorciar a produção de álcool e biodiesel com a produção de alimentos, utilizando, por exemplo, o bagaço da cana-de-açúcar para a alimentação animal.


 


Gilberto Tuhtenhagem, da coordenação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na região, explica que o projeto vai abranger as regiões Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Litoral Norte e Zona Sul do Estado.


 


“Nós acreditamos que vai envolver um número bastante expressivo de pequenos agricultores, que buscam hoje uma alternativa à cultura do fumo. A energia será casada com a produção de alimentos, porque não queremos substituir uma monocultura por outra. Do bagaço da cana que foi esmagada, tu faz rapadura, melado, cachaça e também o álcool. E o bagaço, a ponta da cana e o vinhoto vão para a produção de leite ou carne. Então, este projeto diversifica a pequena propriedade, agrega valores na pequena propriedade e dá mais uma fonte de renda, para o pessoal começar a diminuir ou até mesmo abandonar a produção de fumo, entrando nesta nova atividade que é a produção de alimentos com energia”, afirma.


 


No complexo serão desenvolvidos processos de produção, industrialização e distribuição de alimentos e energia a partir da cultura da cana-de-açúcar, mandioca e plantas oleaginosas. Também serão realizados cursos de formação técnica para os pequenos agricultores que desejarem ingressar na atividade, como explica Gilberto Tuhtenhagem.


 


“Nós estamos chamando de um complexo, onde terá a industrialização e um centro para formação de agricultores. Num município 'x' de uma dessas regiões, um grupo de agricultores que quer trabalhar com as micro-usinas de álcool, vão ter a possibilidade de ir para o centro, fazer formação, buscar o conhecimento e aplicar na sua região. Isso tudo vai estar dentro deste complexo, servindo para todas as regiões do Estado”, diz.


 


Agencia CHASQUE