Para Ramonet, Fidel se recupera e não está fora do jogo

Fidel Castro “não está fora do jogo” e se recupera, mas não é bom que o clima de transição vivido na ilha “dure muito tempo mais”, refletiu o jornalista Ignacio Ramonet, autor de um livro no qual o líder cubano “toma a palavra para contar sua historia”.

O jornalista franco-espanhol, diretor do Le Monde Diplomatique, apresentou em Paris a edição em francês de “Biografía a dos voces”, Biografia a duas vozes, numa tradução literal, revisada, reescrita e completada pelo próprio Fidel Castro, que acrescentou cem páginas em relação à primeira edição em espanhol, publicada em abril de 2006.



“É verdade que uma análise da situação atual do país nos leva a pensar que não deve durar muito. Quanto melhor se sinta Fidel Castro, mais se questionará a legitimidade deste equipe colegiada que dirige Cuba”, admitiu Ramonet, garantindo que a prioridade atual em Havana é “que o líder se restabeleça”.



O jornalista disse que Fidel Castro está “consciente” de que seu irmão Raúl, que governa interinamente o país desde sua hospitalização, pertence a mesma geração, o que não resolve o problema da sucessão, apenas o da transição.



Segundo Ramonet, Raul Castro “tampouco tem a ambição de ser um teórico da revolução cubana” e se limita a garantir a “continuidade, os acordos com os vizinhos que fazem a economia funcionar e cumprir as necessidades dos cubanos como alimentação, transportes e moradia”.



Na última versão de “Biografia a duas vozes” são incluídos documentos inéditos como o papel de Castro no golpe de Estado frustrado contra o presidente venezuelano Hugo Chávez em 2002 e as cartas que escreveu para o dirigente iraquiano morto Saddam Hussein.