Música de Renato Russo inspira filme com ares de tragédia

Uma tragédia greco-brasileira. Assim será o teor de “Faroeste Caboclo”, filme que tem como argumento a letra de mesmo nome da música épica da Legião Urbana. O longa, que está em fase de produção, será dirigido por René Sampaio com base em roteiro de Paulo

“A história tem vários elementos da tragédia. Um herói que busca um caminho para viver, mas o destino o faz tomar outro rumo”, diz Sampaio sobre este que será seu primeiro longa-metragem.



O orçamento de “Faroeste Caboclo” é de R$ 4 milhões (“O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” custou, por exemplo, cerca de R$ 5 milhões). Bianca de Felippes, produtora da Gávea Filmes, está atualmente em fase de captação de recursos.



Disputa
A realização do longa envolveu imbróglio entre a Gávea Filmes, a família de Renato Russo (1960-1996), autor da letra, e a editora Tapajós, dona do direito autoral da canção.



No início do mês, o juiz Francisco Peçanha Martins, do STJ, negou liminar da editora para impedir a realização do longa. A editora alega que é ela, e não a família de Russo, quem deveria ter negociado o argumento do filme com a produtora. O processo aguarda sentença final.



A Gávea Filmes toca o projeto ao lado da Legião Urbana Produções Artísticas, empresa da família de Russo.



Se não conseguir negociar a canção, Bianca de Felippes afirma que fará o filme sem incluir a música na trilha. “Não compramos o fonograma, mas o argumento da música, sua história”, diz ela.



A letra de “Faroeste Caboclo” narra a saga de João de Santo Cristo. Vindo de Salvador, ele chega a Brasília e passa a traficar drogas. Apaixona-se por Maria Lúcia e envolve-se em um duelo com outro traficante, Jeremias.



Elenco desconhecido
Segundo René Sampaio, as filmagens de “Faroeste Caboclo” – que devem acontecer na Bahia e em Brasília – têm previsão de começar neste ano. O elenco não está definido.



“Queremos uma cara nova para interpretar João de Santo Cristo. Mas tudo depende dos testes. Por isso, não estamos fechados em atores conhecidos.”



Diretor de filmes publicitários e de curtas como o premiado “Sinistro”, Sampaio diz que a família de Russo tem tido “uma atitude contributiva, com várias idéias”. “O relacionamento tem sido muito bom.”



Sobre a estética do longa: “No início, terá planos plácidos para lembrar a infância de Santo Cristo no Nordeste. Aos poucos, vai ganhando agilidade. Chegando em Brasília, o tom deve virar quase documental. A narrativa imagética acompanhará a saga do personagem.”



Um dos mais cultuados compositores do rock brasileiro, Renato Russo é tema de outros projetos no cinema. “Religião Urbana” (de Antonio Carlos da Fontoura) gira em torno da vida de Russo entre os 17 e os 23 anos. Em pré-produção, “Eduardo e Mônica” é baseado na letra da canção homônima.