Cinema: Luta de Nelson Mandela é aplaudida em Berlin

“Good Bye Bafana”, o filme de Bille August sobre a longa luta de Nelson Mandela contra o apartheid na África do Sul, foi muito aplaudido neste domingo (11/2), durante o 57º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O longa-metragem, de 117 minutos, narra o nascimento da amizade entre o prisioneiro mais célebre da África do Sul nos tempos do apartheid, Nelson Mandela, e seu carcereiro, James Gregory, interpretado por Joseph Fiennes.



Defensor da segregação racial e recrutado para espionar o detento por falar a língua xhosa como o prisioneiro, com o passar do tempo Gregory se tornou um admirador de Mandela e passou a defender fervorosamente a igualdade entre negros e brancos.



O ator Dennis Haysbert vive Nelson Mandela na fita e a atriz alemã Diane Kruger personifica a esposa do carcereiro.



O filme começa em 1968, quando Gregory é transferido para a ilha de Robben, um presídio de segurança máxima onde estavam detidos Mandela e os dirigentes do Congresso Nacional Africano (ANC). A história termina em 1990, quando o líder negro foi colocado em liberdade, três anos antes de ser eleito presidente da África do Sul.



O Festival de Berlin teve início na última quinta-feira e seu encerramento acontecerá somente no próximo domingo (18).