Buenos Aires terá museu dedicado à obra de Jorge Luis Borges

O célebre escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) terá um museu em Buenos Aires dedicado à sua vida e obra. “A cidade deve a Borges um museu, que será o primeiro do mundo dedicado ao escritor”, afirmou o presidente da Associação Borgesiana de Bue

Para a iniciativa, a entidade já conta com o apoio do secretário de Cultura argentino, José Nun. A Associação Borgesiana de Buenos Aires, fundada em 1996, deve assinar um acordo com a Secretaria de Cultura da Nação e o Organismo Nacional de Administração de Bens do Estado (Onabe), que concederá o imóvel onde funcionará o museu.



“A idéia é inaugurá-lo no próximo dia 24 de agosto, aniversário de nascimento de Borges”, antecipou Vaccaro. O lugar proposto para instalar o museu é um edifício do bairro portenho de San Telmo, onde ficava a Escola da Penitenciária da Polícia Federal.



“É um lugar excepcional, pois está localizado em um bairro muito visitado, e se transformará em um novo centro de atração para os turistas, uma vez que Borges é um escritor universal”, destacou o dirigente da Associação Borgesiana.



Atrações
A entidade planeja exibir ali sua coleção de mais de 20 mil peças que evocam a vida e a obra do escritor, entre manuscritos inéditos, primeiras edições de seus livros, objetos, revistas e outros documentos.



Fazem parte deste acervo originais com correções e poemas nunca publicados, além de cartas e papéis de trabalho do escritor. Parte da coleção foi exibida em meados do ano passado, na Biblioteca de Alexandria, no Egito, como parte de uma mostra em comemoração dos 20 anos da morte de Borges.



“No museu também funcionará um centro de estudos, já que todos os materiais com que conta a Associação, muitos deles já digitalizados, são de grande valor para os pesquisadores da obra borgesiana”, disse Vaccaro.



Embora seja centro de um dos circuitos turísticos mais populares da capital argentina, o autor de “O Aleph” não contava até agora com um museu dedicado à sua memória.