Frei Betto: Para tristeza dos EUA, Fidel está cada vez melhor

Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, disse nesta quinta-feira (1º/2), em Havana, que o líder cubano Fidel Castro está cada vez de saúde “para tristeza da Casa Branca”.

“Orei muito pela saúde de Fidel e na manhã de hoje agradeci a Deus pelo vídeo mostrado ontem na TV de seu encontro com Chávez, no qual pudemos todos constatar que está cada vez melhor de saúde, para nossa alegria e para a tristeza da Casa Branca”, declarou Frei Betto durante um discurso no Congresso de Pedagogia 2007.



O frade dominicano se referia ao vídeo divulgado ontem pela TV cubana com as primeiras imagens em três meses de Fidel Castro, no qual o líder cubano aparece com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante um encontro que aconteceu na última segunda.



Frei Betto disse que durante sua estadia no país não deve ser recebido pelo líder cubano, que se recupera de uma doença considerada “segredo de Estado” e que o levou a transferir o poder de forma provisória para seu irmão Raúl.



“Prefiro continuar orando por ele, pela amizade que temos, mas não quero incomodar seu tratamento, que felizmente está avançando bem”, declarou.



“Na noite de ontem o vi na TV com muito otimismo, caso se compare esta vez com a anterior, tem uma evidente recuperação”, declarou.



“Está muito mais gordo, tem muita mais luz, ou seja, está muito mais disposto que da última vez que apareceu em público (em outro vídeo divulgado no dia 28 de outubro de 2006). Esta é a prova de que está acontecendo uma boa recuperação”, afirmou o frade dominicano.



Frei Betto está na ilha desde o início desta semana para participar do Congresso de Pedagogia 2007, que começou na última segunda e que tem a participação de mais de 5.000 delegados de 42 países.



Clique aqui para ver o vídeo citado por Frei Betto