TV cubana exibe imagens que comprovam a recuperação de Fidel

O presidente de Cuba, Fidel Castro, apareceu na TV estatal cubana nesta terça-feira (30/1) pela primeira vez em três meses, se reunindo com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Havana. Segundo a emissora, as imagens foram gravadas no dia anterior.

Fidel, de 80 anos, parecia mais forte, mas ainda demonstra alguma fragilidade, pelo que demonstram as imagens do encontro de duas horas com Chávez.



Na gravação, o líder cubano aparece em pé conversando com Chávez e também lendo documentos.



Vestido com traje esportivo com as cores da bandeira cubana – vermelho, azul e branco -, Castro toma um refresco com o presidente venezuelano que o chama de “o César da dignidade”.



“Este abraço é de milhões, não meu. Este sentimento é de milhões que te admiram. Amamos você, precisamos de você e acompanhamos seus passos”, teria dito Chávez ao abraçar o líder cubano.



Quem também estaria na visita foi o ministro da Educação da Venezuela e ex-embaixador desse país em Cuba, Adán Chávez, irmão de Hugo, a quem Fidel recebeu dizendo “Cavalheiro ministro da Educação!”, em referência ao cargo para o qual o venezuelano foi nomeado recentemente.



“Você está falando mais forte do que há 48 anos, quando foi a Caracas. Estou medindo os decibéis de sua voz”, disse Chávez.


Entre os assuntos sobre os quais os dois conversaram, segundo Chávez, esteve a crise energética mundial. “Fidel tem uma grande preocupação com isso”, disse.



Além disso, conversaram sobre “as ameaças do império (EUA) contra o mundo e potenciais novos conflitos dos quais é preciso estar a par”.


Fidel Castro não é visto em público desde 26 de julho, cinco dias antes de transferir provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, devido a uma cirurgia intestinal.



A última vez em que o líder cubano havia aparecido em imagens de TV foi em 28 de outubro, quando parecia frágil e caminhava com mais dificuldades do que no vídeo desta semana.