Chávez promete sistema de educação socialista

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, criou nesta sexta-feira (27/01) um conselho para garantir e supervisionar a difusão da doutrina socialista por meio do sistema educacional venezuelano. O Conselho Presidencial Moral e Luzes será presidido pelo minist

Seu objetivo é levar a educação para “todas as partes” – e fazer dela um instrumento que permita ao país “avançar em direção ao socialismo”. “Vamos entrar nos bairros e nas áreas rurais levando moral e luzes”, disse o presidente.


 


Também participarão do conselho os ministros de Educação Superior, da Ciência e Tecnologia e da Cultura. A “Educação Popular” e a campanha pela “Moral e Luzes” formam um dos cinco pilares nos quais Chávez aposta para impulsionar sua revolução na Venezuela.


 


Os outros quatro são a Lei Habilitante (que lhe permitirá legislar por decreto); a “nova geometria do poder” (que diz respeito a mudanças na divisão política e territorial do país); a “explosão do poder comunitário” e a “reforma da Constituição”.


 


Ainda na sexta-feira, ministro das Telecomunicações, Jesse Chacón, anunciou que a CANTV – maior operadora de telefonia do país -, será expropriada mesmo que o Estado não consiga chegar a um acordo com seus acionistas. “Segundo a lei de expropriação, só precisamos da declaração de utilidade pública.”