Carnaval: Ministério do Esporte apóia enredo sobre Pan

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., acompanhado pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, visitou na última sexta-feira (19), a estrutura montada pela escola de samba Portela, que desfilará no Carnaval 200

O carnaval gera mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos e é um dos eventos com maior audiência em todo o mundo.


 


Durante a visita, Orlando Silva destacou o compromisso da festa popular com a promoção do Brasil, em especial em 2007, ano em que o será realizado o Pan, nos dias 13 e 29 de julho e o Parapan, de 12 a 19 de agosto.


 


“Com a iniciativa, o carnaval do Rio permitirá que os Jogos Pan-americanos e o Parapan tenham abertura popular para que o Brasil e o mundo se motivem a participar e conheçam a história do esporte”, disse o ministro.


 


O samba-enredo irá abordar todo o histórico das competições olímpicas, desde a Grécia Antiga até a chegada às Américas e passando pela criação dos Jogos Pan-americanos, disputados pela primeira vez em 1951, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.


 


Os carnavalescos Cahe Rodrigues e Amarildo Mello explicaram que o objetivo maior do desfile de 2007 é conscientizar os espectadores sobre os benefícios da prática esportiva. “Os Deuses do Olimpo na terra do Carnaval traz a importância do que o esporte representa na vida humana”, resumiu Cahe.


 


Homenagem


 


O desfile da Portela que acontece no dia 19 de fevereiro homenageará atletas e ex-atletas na avenida. A ex-jogadora de vôlei de praia Jacqueline Silva, que acompanhou o ministro do Esporte durante a visita, lembrou o valor da referência do esporte na sociedade brasileira. “O Brasil é um país de esporte, nós apreciamos nossos resultados. As conquistas dos atletas melhoram a auto-estima da população”, afirmou a ex-atleta, com a experiência que lhe rendeu o primeiro ouro olímpico feminino do país.


 


Fonte: Ministério dos Esportes