Irã e Venezuela criarão petrolífera internacional

O Irã e a Venezuela criarão uma empresa mista para explorar, produzir e comercializar petróleo, segundo um dos 11 acordos subscritos neste sábado em Caracas durante a visita do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad.

O acordo estabelece a criação de uma “empresa mista internacional para explorar, desenvolver, produzir e comercializar petróleo”.



Os acordos foram subscritos entre diversos funcionários. Depois da assinatura dos documentos, o presidente Ahmadinejad atacou os “países poderosos” e o presidente venezuelano Hugo Chávez, o “imperialismo”.



Entre os acordos figuram textos nas áreas de turismo, comunicação e informação, agricultura e treinamento técnico. Ambos os presidentes trocaram livros e assinaram uma “declaração conjunta”.



Preços
Irã e Venezuela decidiram neste sábado (13/1) aumentar os esforços dentro da Opep para salvaguardar os preços do petróleo, apoiando novos cortes de produção. “Combinamos esta tarde aumentar nossos esforços coordenados dentro da Opep. Hoje em dia sabemos que há muito petróleo no mercado e, por isso, apoiamos, apoiaremos decisões para cortar a produção e salvaguardar o preço do petróleo”, disse Chávez.



O presidente venezuelano enfatizou ainda que enviava essa mensagem “a todos os chefes de Estado dos países da Opep, para continuar fortalecendo nossa organização nessa direção”.



Da redação, com agências