Após Cicarelli, vídeo de Gandhi pode fechar o YouTube

O governo indiano pretende fechar o site YouTube por causa de um vídeo satírico sobre Gandhi, no qual um humorista imita o líder indiano fazendo um strip-tease em torno de uma barra vertical. No vídeo, o humorista Gautham Prasad, que mora em Nova York, in

Por isso, segundo publicou neste sábado o jornal Times of India (TOI), as autoridades pensam em bloquear o popular site. Embora algumas fontes tenham dito que o YouTube será bloqueado, outras afirmaram que simplesmente pedirão ao site que retire o vídeo do ar.



Esta polêmica causou um debate sobre censura na Índia. O governo criticou duramente dois canais de televisão, o IBN7 e o Saara, por divulgarem o vídeo, e pediu “profundas desculpas”.



Os comentários na própria página do YouTube revelam a sensibilidade e o orgulho de cidadãos e pessoas de origem indiana, feridos diante do que consideram um insulto contra o “Pai da Nação”, como Gandhi é conhecido na Índia.



No entanto, há aqueles que não concordam, e dizem que Gandhi teria achado o vídeo engraçado, e que não concordaria em ser objeto de culto, já que o importante não era sua figura, mas sim sua mensagem.



A repercussão do vídeo até agora foi mais moderada que a revolta que as famosas charges de Maomé, publicadas em um jornal dinamarquês, causaram em países árabes e em outras nações de população muçulmana.



Da redação, com agências