Chávez confirma nacionalização das empresas elétricas e petroleiras

O presidente venezuelano Hugo Chávez confirmou neste sábado (13/1) sua intenção de nacionalizar em 2007 todas as empresas elétricas e as Associações Estratégicas que operam na Faixa do Orinoco (sudeste), sendo que, neste último caso, seu governo buscará m


“A necessidade de poupar energia é um das razões pelas quais nós decidimos nacionalizar todo o setor elétrico e energético venezuelano, tudo, absolutamente tudo”, afirmou Chávez durante a prestação de contas de seu governo em 2006 ante a Assembléia Nacional.



Ao falar do balanço na área petroleira, Chávez disse que, em 2006, seu governo avançou no controle da indústria petroleira e que continuará com esse processo em 2007, “com a nacionalização dos convênios de Associação existentes na Faixa petrolífera do Orinoco para ajustá-los ao que estabelece a lei de hidrocarbonetos”.



Chávez assinalou que algumas empresas multinacionais têm maioria acionária nas Associações, principalmente no refino de cru pesado.



“As empresas que quiserem permanecer como sócio da Venezuela, têm aberta essa possibilidade, mas quem não quiser ficar como sócio minoritário, entregue o campo e good-bye”, enfatizou.



Da redação, com agências