Roberto Carlos processa autor e editora de sua biografia

O Rei colocou seu exército em campo. O advogado gaúcho Marco Campos, que representa o cantor Roberto Carlos, notificou na última terça-feira (9/1) a Editora Planeta, que publicou em dezembro a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, de Paulo César Araújo.

Roberto Carlos acusa a Planeta de invasão à privacidade, lesão à honra e uso indevido de imagem. Caso não retire o livro das lojas, os advogados entrarão no final da semana que vem com uma ação cível de indenização. Também na segunda-feira, segundo o advogado Marco Campos, será ajuizada queixa-crime contra o escritor e historiador Paulo César Araújo, autor do livro.



O escritor Araújo disse nesta quarta-feira estar “surpreso” e lamentou o processo. “Vou ver o que faço. Estou surpreso com tudo isso. Não consigo ver no meu livro ofensa à honra de ninguém. Nem ofensa nem sensacionalismo”, afirmou.



Araújo e a editora Planeta terão ainda de enfrentar um segundo processo: o fotógrafo Antonio Garrido entrou com ação indenizatória na Comarca de Niterói (RJ), pela utilização de fotos suas sem autorização no livro. Além da indenização, pede também a retirada do livro de circulação. Leia a seguir entrevista com o advogado de Roberto, Marco Campos:



O sr. se baseia em quais ações pregressas? Há jurisprudência desses casos?
Tem vários precedentes internacionais. No Brasil, (os processos semelhantes) estão mais voltados para a questão da lesão à honra. Mas há trechos nesse livro que são tão ostensivos nessas violações que eu acho que vai ser um paradigma no Direito brasileiro a decisão desse caso.



Roberto Carlos apontou para o sr. os trechos que ele acha ofensivos?
Roberto não leu o livro. Mas sua assessoria mais direta leu, e conversou com ele sobre passagens determinadas, para que ele apontasse o que não era correto. O processo pelo uso indevido da imagem era evidente. O que se determina agora são as incorreções e ofensas.



O sr. sabe que esse livro se tornou um best-seller, não?
Sim. Isso a nosso ver reforça a tese de que estão auferindo lucro com a imagem de Roberto Carlos. Só agrava a situação dos que cometeram os delitos, porque o livro acabou atingindo um número maior de pessoas.



O sr. estuda uma ação muito pesada de indenização?
Sim, certamente será. A ação será baseada em danos patrimoniais, baseados na vendagem da obra, e danos morais, que o juiz irá arbitrar. Na ação indenizatória também entrarão os familiares de Maria Rita (mulher de Roberto Carlos, já morta). A narrativa da morte dela é bastante invasiva, ninguém gostaria de ter um ente querido que morreu ter sua morte narrada com aqueles detalhes. Além das informações inverídicas.