Requião reconduz Ricardo Gomyde para a presidência da Paraná Esporte

O governador Roberto Requião reconduziu nesta quarta-feira (10) Ricardo Gomyde à presidência da Paraná Esporte. Gomyde reassume o posto que ocupou de janeiro de 2003 a março de 2006, com a missão de dar seqüência à política de incentivo ao esporte de base

“Agradeço a confiança do governador por me conduzir novamente a gestão do esporte e do lazer no Paraná. Nos últimos quatro anos, o Paraná tornou-se um dos Estados que mais investem no esporte de base, o que contribuiu para torná-lo um dos principais celeiros de atletas do País”, disse Gomyde. “Vamos dar continuidade a essa política, e também vamos trabalhar para aproveitar nossas revelações no esporte de alto rendimento”, completou.


 


O investimento no esporte de base é a marca da política desenvolvida pela Paraná Esporte desde 2003. “Reorganizamos os Jogos Colegiais, que foram abandonados pelo governo anterior”, explica Gomyde. Nos últimos quatro anos, a competição cresceu e é hoje a maior do Brasil em número de participantes – são 400 mil atletas, divididos em 32 regionais.


 


O programa Segundo Tempo leva atividades esportivas a 42 mil crianças paranaenses que estudam em escolas públicas. Fruto de uma parceria com o Ministério do Esporte, que investe R$ 5 milhões por ano no programa, o Segundo Tempo oferece material esportivo, uniformes e reforço alimentar aos participantes. “Cada um dos 208 núcleos tem 200 alunos, um professor e dois estudantes de educação física. As atividades são realizadas no contra-turno escolar, muitas vezes usando o espaço das própias escolas. Os 208 professores que participam do projeto são da rede estadual de ensino”, diz Gomyde.


 


Dirigentes de federações e de entidades esportivas aprovam o trabalho desenvolvido pela Paraná Esporte desde 2003. “O surfe do Paraná recebeu apoio do governo e pôde mostrar resultados expressivos. São paranaenses a campeã panamericana, Bruna Shimith, e o atual campeão brasileiro, Jihad Khodr”, afirma o presidente da Federação Parananense de Surfe, Antonio Barbosa.


 


“A volta dos Jogos Colegiais e dos Jogos Universitários, o Viva o Verão, o projeto Segundo Tempo e o apoio a várias competições esportivas ampliaram as oportunidades de trabalho para os profissionais de Educação Física”, diz o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Sérgio Nascimento.


 


O vice-presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Clésio de Marins Prado, lembra as conquistas obtidas pelo esporte nos últimos anos. “Estamos realizando pelo terceiro ano consecutivo o Circuito de Vôlei de praia. O apoio da Paraná Esporte e da Paraná Educativa, que transmite nossas competições, é fundamental para buscarmos patrocinadores e viabilizarmos as competições”, explica.


 


Ricardo Gomyde reassume a presidência da Paraná Esporte com o calendário esportivo repleto de atividades do Viva o Verão. Nessa quinta-feira (11), às 11 horas na Arena da Paraná Esporte em Caiobá, ele participa do lançamento do projeto “Pratique esporte. Construa Saúde”, um programa de prevenção ao uso de drogas entre jovens desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Os padrinhos do projeto são os atletas paranaenses Emanuel, campeão olímpico de vôlei de praia, e a surfista Bruna Shimit, 16 anos, campeã panamericana da modalidade.


 


Na sexta-feira (12), o ginásio municipal de Guaratuba será palco do Desafio Internacional de Handebol Feminino Brasil x Portugal. O fim de semana terá o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia e o Circuito Verão de Bodyboard, em Caiobá e a segunda etapa do Sul Brasileiro de Surf, em Matinhos.


 


Gomyde é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), começou na vida política no movimento estudantil. Foi vereador em Curitiba e deputado federal. Com mais de 62 mil votos nas eleições de outubro do ano passado, será suplente de deputado federal entre 2007 e 2010.