Exposição Salvador Negro Amor leva para as ruas a cara do povo baiano

Foi lançada oficialmente na capital baiana, esta semana, a exposição Salvador Negro Amor, que apresenta cerca de 1.500 painéis de mulheres, homens e crianças negros, em cenas do cotidiano, na busca de quebrar a  invisibilidade que é direcionada a

A exposição dará a Salvador projeção internacional, pois a cidade abrigará a maior exposição fotográfica a céu aberto do mundo. O fotógrafo, e idealizador do projeto, Sérgio Guerra, afirma que, com a exposição, pretende despertar a sociedade civil para a verdadeira face da cidade.


 


''Quando olho para Salvador, vejo uma cidade dividida, preconceituosa e muitas vezes racista. O conceito de cidade alta e cidade baixa aqui é literal'', diz Guerra, que espera conseguir despertar essa consciência  democrática e fazer Salvador celebrar com orgulho sua raiz afrodescendente.


 


Salvador Negro Amor ficará em cartaz até o dia 16 de fevereiro, em espaços fixos como painéis, outdoors e fachadas de prédios, e contemplará toda cidade – do subúrbio ferroviário ao Aeroporto.



 
No lançamento da exposição, Guerra explicou a importância do projeto na cidade mais negra fora do continente africano. ''Salvador Negro Amor extrapola as medidas de uma exposição fotográfica. Ela é, antes de tudo, uma intervenção no corpo de uma cidade fragmentada'', disse o fotógrafo.


 


Cidades irmãs


 


A Conselheira Especial da Presidência da República de Angola, Albina Assis, presente ao evento, destacou a importância do encontro entre Salvador e Angola, que são cidades irmãs.


 


A vereadora Olívia Santana (PCdoB), presente no lançamento da exposição, recebeu muitos  aplausos quando teve o seu nome citado pelo ator Ângelo Flávio, apresentador da solenidade. Ela, que é uma das vozes mais forte da cidade no combate ao racismo,  declarou que a exposição é a possibilidade da cidade se conhecer e  se reconhecer através das telas de Guerra.


 


''Salvador Negro Amor é a exibição da beleza do povo da cidade. Chega a ser redundante porque veste a cidade com a cara do seu próprio povo, mas é imensamente necessária porque mostra a verdadeira face de Salvador para aqueles, que ainda hoje, teimam em esconder'', declarou a vereadora.


 


Fonte:www.oliviasantana.org.br