UJS dá a largada ao 50º Congresso da UNE na Bienal

A UJS lançará o movimento ao 50º Congresso da UNE durante a 5ª Bienal de Cultura, Artes e Ciências da UNE, que acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, na cidade do Rio de Janeiro.

As Bienais configuram-se enquanto a maior atividade da UNE ao longo da sua gestão. Reúnem milhares de estudantes e debatem os principais temas relacionados à cultura e à formação cultural do Brasil, além de contar com diversas apresentações científicas, artísticas e culturais.



Na sua quinta edição, a Bienal traz o tema ''Brasil-África um Rio Chamado Atlântico'' e discute a influência dos povos africanos na formação do povo brasileiro. A UJS, tendo como seu patrono o poeta abolicionista Castro Alves, aproveita esse importante momento do movimento estudantil e cultural brasileiro para lançar o movimento que trará um conjunto de opiniões acerca dos temas que envolvem o país, a Reforma Universitária e o a organização dos estudantes.



A idéia é formar um amplo movimento, que consiga levar a todos os recantos do país as discussões acerca do movimento universitário, ressaltando o papel protagonista do movimento estudantil na pressão e na consolidação das mudanças no país e na disputa da Reforma Universitário no Congresso Nacional.



Este ano será o primeiro congresso que ocorre depois da mudança do seu formato, aprovada no último Conselho de Base da UNE. Assim, após a Bienal, será realizado o Encontro de Universitários da UJS, momento em que serão apresentadas as idéias centrais do movimento e o início da nossa organização ao Congresso. Neste encontro, estarão presentes diversas lideranças estudantis do país que serão convidadas a se integrar e a contribuir com a construção desta caminhada, que pretende conquistar os estudantes e sacudir o Brasil.



Por Ticiana Alvares, da UJS