PCdoB tem apoio petista para a presidência da Assembléia no Acre

Por João Roberto Brama, de Rio Branco


Edvaldo Magalhães, deputado estadual pelo PCdoB, que obteve a maior votação no estado na última eleição, recebeu nesta terça-feira, dia 9, o apoio formal do PT estadual para sua candidatura à presidência

O Partido dos Trabalhadores, no estado do Acre, ao contrário do PT na Câmara dos Deputados, decidiu não indicar nome para concorrer à presidência Assembléia Legislativa. Os petistas decidiram apoiar a candidatura do deputado estadual do Partido Comunista do Brasil, Edvaldo Magalhães, o mais votado na última eleição. A decisão foi oficializada nesta terça-feira, 9, em encontro do diretório regional do PT com a direção comunista na sede do PCdoB. “Viemos aqui para dizer que o nosso candidato a presidente da Assembléia é o companheiro Edvaldo”, afirmou o senador e presidente do PT acreano, Sibá Machado, no início da reunião, aberta à imprensa.




No dia anterior o PT havia debatido por mais de três horas sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembléia, e chegado à conclusão de apoiar Edvaldo. Sibá afirmou que o exemplo de dedicação do deputado comunista nos oito anos em que atuou como líder do governo petista no parlamento lhe credenciava para concorrer ao cargo com apoio do seu partido, o PT, e dos partidos que apóiam o governo local.




“O PT começa esta semana, junto com PCdoB, a conversar com os demais partidos da Frente Popular [aliança de 10 partidos que apóia o governo do PT local] sobre a eleição na Assembléia. Defendemos uma chapa única, inclusive com a participação da oposição”, destacou o senador Sibá Machado.




Marco Histórico




O deputado Edvaldo Magalhães declarou que o apoio do Partido dos Trabalhadores à sua candidatura a presidente da Assembléia significa muito na luta política do Acre e na história da Frente Popular, que começou sua caminhada a partir de 1989.




“Nesses anos todos de convivência, encontramos um jeito novo de nos relacionar. Antes, o que nos unia eram as nossas diferenças, que foram importantes para atingirmos o patamar de maturidade que hoje alcançamos. Esse momento é um marco histórico, pois essa maturidade não é resultado de uma liderança ou de um partido, mas de um conjunto de forças que trabalham pelo crescimento e desenvolvimento do Acre”, lembrou Edvaldo Magalhães.




O deputado comunista ressaltou também que o apoio do PT não é a certeza absoluta de que já esteja eleito presidente da Assembléia Legislativa, mas é o começo de um processo político. “Vamos conversar com todos os partidos. O apoio do PT é importante, decisivo até, mas temos de encarar esse momento como o começo de uma caminhada. A eleição para a Mesa Diretora é de responsabilidade do plenário e dos partidos na Assembléia. Por isso temos que dialogar com cada um deles. E é isso que vamos fazer”, garantiu Edvaldo Magalhães.