Alunos e escolas indígenas aumentam 50% em quatro anos

A oferta de educação indígena cresceu quase 50% nos últimos quatro anos. De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC), em 2002 cerca de 117 mil índios estudavam em 1.706 instituições de ensino.

Hoje, são 172.256 alunos em 2.415 escolas indígenas. Essas instituições oferecem da educação infantil ao ensino médio e estão presentes em 24 estados brasileiros (Piauí, Rio Grande do Norte e Distrito Federal são as exceções).



No caso do ensino médio, o número de escolas indígenas que oferecem vagas passou de 18 instituições, em 2002, para 91, em 2006. Já o número de alunos (1.187 naquele ano) chegou a 7.556 no ano passado.



Métodos
Segundo o coordenador de Educação Indígena do Ministério da Educação, Kleber Gesteira, cada escola indígena abriga, em média, 70 alunos, quatro professores e pelo menos um funcionário da comunidade.



Ao entrar na escola o índio é alfabetizado em sua língua materna, além do português. Segundo ele, o currículo dessas escolas busca harmonizar o conteúdo regular com a cultura local e com o projeto de crescimento de cada tribo.



“Até 1988, o estado trabalhava para que o índio se tornasse cidadão depois de deixar seus códigos linguísticos, culturais, sociais”, lembra Gesteira.



“Atualmente, é exatamente o inverso, são reconhecidos aos povos sua estrutura social, costumes, línguas, crenças, saberes, ciências, tradições religiosas. A escola deve ser coerente com isso. Não tem sentido continuar fazendo o programa colonialista.”