Minc divulga cota mínima de filmes nacionais para 2007

A tabela com os números mínimos de dias e de títulos de filmes nacionais a serem exibidos em 2007 no país já pode ser consultada na página do Ministério da Cultura na internet.

As salas de cinema e os locais de exibição comercial estão obrigados a destinar, no mínimo, 28 dias de suas telas a pelo menos dois filmes de longa-metragem nacionais durante o ano, de acordo com decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Cultura, Gilberto Gil.



A medida é renovada anualmente e leva em consideração a quantidade de salas de projeção no país para determinar as cotas proporcionais por empresa exibidora.



Segundo o Ministério da Cultura, o objetivo do decreto é promover a auto-sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e o aumento da produção e da exibição dos filmes.



A tabela com os números mínimos de dias e de títulos por sala foi fixada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Caberá a agência expedir as instruções necessárias, fiscalizar o cumprimento do disposto no decreto e aplicar as penalidades previstas.



Clique aqui para ver a tabela completa