Filme sobre a vida de Evo Morales entra na fase final

Chega à fase final a produção de um filme sobre a vida de Evo Morales, com tomadas na selva do Chapare boliviano, onde o primeiro presidente indígena da Bolívia trabalhou no cultivo da coca e iniciou sua carreira política como um combativo líder sindic

O filme “Evo Pueblo” (Evo Povo) tem estréia prevista para meados de 2007, depois de um processo de filmagem de três meses, iniciado em outubro passado na humilde comarca de Orinoca, nos Andes bolivianos. Foi lá que o chefe de Estado nasceu há 46 anos.


 


Vários atores estreantes com o mesmo biótipo aimara de Morales interpretaram o Evo menino pastor de ovelhas, o Evo jovem, jogador de futebol, vendedor de sorvete e trompetista, o Evo líder sindical, legislador, político, e o Evo Presidente.


 


“Todos tiveram um bom desempenho”, comemorou o cineastas Tonchi Antezana que se disse otimista em “estrear 'Evo Pueblo' em junho deste ano. O cineasta boliviano, que quer fazer um “minicarnaval” na cidade de Oruro, terminará em 21 de janeiro com a filmagem de uma cena que reconstrói uma das passagens mais pitorescas do governante boliviano: sua faceta de músico empírico.


 


O filme tenta não mostrar Evo “como herói ou vilão, mas como um indígena que chegou à Presidência” da Bolívia, afirmou Antezana.


 


Fonte: Folha On Line