Direção do PCdoB-MG faz balanço eleitoral e aponta perspectivas para 2007.

Dia 16/12 aconteceu a 5º reunião plenária do Comitê Estadual do PCdoB. Esta foi a primeira reunião da direção comunista em Minas, após o resultado eleitoral deste ano.

Na abertura dos trabalhos atendendo a um pedido da direção comunista Nilmário Miranda, Presidente do PT mineiro e candidato a governador, analisou a vitória do Lula dando ênfase a realização do segundo turno e a participação dos movimentos sociais e de trabalhadores.


Quanto aos desafios do segundo mandato expôs a necessidade do governo de coalizão programática, nucleados pelo PT, PSB e PCdoB, disse ainda que os setores conservadores derrotados nas eleições aliado a grande mídia tentam impor uma agenda de reformas ao governo Lula. Nilmário aponta que o segundo mandato será melhor no sentido das mudanças, com crescimento e distribuição de renda e reafirmando a política externa do governo priorizando a América Latina, e a necessidade no projeto de ter uma imprensa própria.


 


Homenagem ao PCdoB


 


Nilmário Miranda, elogiou o desempenho nacional do PCdoB, que de forma corajosa enfrentou a cláusula de barreira, e saudou a eleição de  Inácio Arruda para o senado. Ainda ressaltou que em Minas o partido traçou uma tática correta elegendo Jô Moraes e o deputado estadual em chapa própria, e foi premiado pela história e trajetória apostando no projeto coletivo.


 


PCdoB ajuda o PT


 


O dirigente petista colocou os desafios que o PT enfrentará no seu 3º Congresso, que a crise política enfraqueceu a imagem pública do PT e que é preciso repactuar o partido e pensar estratégicas e nitidez ideológica. O PCdoB pela sua história ajuda o PT a refletir e corrigir os nossos erros, finaliza o presidente petista.


 


Operários são homenageados


 


Jô Moraes fez uma saudação especial aos metalúrgicos de Betim que neste ano completou 30 anos de fundação do seu sindicato. Segundo ela, na festa dos metalúrgicos onde estavam  presentes toda a “família operária”, a atividade foi muito emocionante que é um reconhecimento e reafirmação de nossa corrente política à frente das lutas dos trabalhadores.


 


Resultados em Minas apontam avanço tucano e recuo da esquerda


 


Jô Moraes ao analisar o resultado das urnas no estado, expôs a contradição entre o primeiro e segundo turno, caracterizando o segundo pela reconquista de esquerda com base no debate programático ocorrido.


Segundo Jô Moraes o que mais chamou a atenção foi a votação de Lula no primeiro turno na capital mineira. A votação de Lula este ano caiu 13,9% em relação a eleição anterior, em BH que é administrada e hegemonizada pelo PT, este resultado acende uma luz amarela para todos aqueles que querem, a continuidade a um projeto democrático e popular na capital. 


Aécio Neves é o grande vitorioso no estado, sendo reeleito com 77% dos votos e 82,4% na capital, além de ajudar a eleger o senador Eliseu Resende. Um conjunto de fatores interferiu no resultado, restringindo de diferentes formas, o espaço das forças populares e democráticas, cuja candidatura a governo alcançou 22% dos votos quando teve nas eleições passadas 30,7%.  As razões que levaram a chegar a estes  resultados foi o estimulo ao movimento “Lulécio”, estimulado pelo governador e setores petistas, especialmente o prefeito da capital.


O movimento “Lulécio” tinha como objetivo neutralizar a entrada do governador Aécio na campanha do Alkimim, o que a vida demonstrou foi o contrário. Outra razão foram problemas enfrentados no interior do PT, referente a construção da aliança, com o PMDB, travada polêmica pela indicação do Newton Cardoso ao senado. A vida e os números mostraram que trazer o PMDB para o campo do Lula foi importante para o projeto nacional.


O Resultado eleitoral do estado impõe uma reflexão sobre as razões que levaram à redução eleitoral do campo popular e progressista e ao fortalecimento do governador Aécio Neves, já se incorporando nessa campanha seu projeto de disputa presidencial como se fosse um objetivo político de todos os mineiros.


 


Vitória Comunista


 


O partido em Minas foi vitorioso conquistou uma grande vitória política e ideológica. Os principais aspectos que levaram a vitória comunista, foram a unidade da direção e do coletivo em torno do projeto apresentado, a justeza da política nacional defendida , a compreensão dos candidatos em torno da  montagem da chapa para deputado estadual, a vinculação do partido com os trabalhadores e a firmeza de nosso discurso junto aos setores de opinião.


O PCdoB obteve 119.866 mil votos para a disputa federal, sendo 111.330 nominais a candidatura de Jô Moraes e 8.138 mil votos de legenda, e para a disputa estadual 153.866 mil votos, sendo 142.728 nominais distribuídos entre os 38 candidatos, 11.138 mil votos de legenda, elegendo Carlos Magno, o Carlin o mais votado da chapa  com 20.045 mil  votos.


 


Grandes Perspectivas para o partido em MG


 


Zito Vieira, vice  presidente do PCdoB mineiro, apresentou uma análise e estudo do desempenho eleitoral do partido no estado. Zito aponta que o balanço da campanha eleitoral do partido,merece, necessita e exige um aprofundamento na sua análise.
A razão reside no desafio de sustentar político e organicamente um novo ciclo político eleitoral que se abriu para os comunistas mineiros. O vice presidente propôs um conjunto de ações, entres elas um calendário de reuniões com Comitês das grandes cidades, A Comissão Política deverá debater linhas de acumulação de forças do partido à luz das resoluções do 11º Congresso e a elaboração de um plano de ação política externa para os próximos seis meses.


 


Reunião Aprova resoluções e reforça a direção política


 


A reunião ainda deliberou duas resoluções: a primeira é referente a Conferência Nacional de Mulheres. A reunião aprovou a realização de pelo menos 33 Conferências Municipais, que deverão reunir mais de 150 mulheres. A Conferência Estadual se realizará no dia 17 de fevereiro de 2007. Na segunda resolução  com o objetivo de reforçar a Comissão Política e adequar as novas funções dirigentes ficou definido que os camaradas, Érico Nogueira assume a secretaria de finanças, Edson de Paula a secretaria de formação, Fernando Máximo a secretaria de Movimentos Sociais, Gelson Alves, a Presidência do Comitê Municipal de Contagem e Claudisnei Carneiro, o Dinei, assume interinamente o Comitê Municipal de Belo Horizonte.


 



De Belo Horizonte
Richard Romano