Coreano Ban Ki-Moon inicia mandato pedindo unidade na ONU

O sul-coreano Ban Ki-Moon (veja aqui um perfil dele) começou nesta terça-feira (2) seu mandato como secretário-geral da ONU com um chamado à comunidade internacional para que o ajude, com um “esforço conjunto”, a enfrentar os grandes desafios deste séc

Ban chegou a pé à sede das Nações Unidas, onde foi recebido com todas as honras pelo pessoal e a guarda da organização.


 


Veja também: Para Joshua Muravchik, autor do livro “O futuro das Nações Unidas”, ONU é uma instituição paralisada pela burocracia.


 


Após saudar seus mais diretos colaboradores na entrada do prédio, o sucessor de Kofi Annan se dirigiu ao habitual ponto de encontro com a imprensa, onde fez suas primeiras declarações como secretário-geral.


 


Em seu discurso, agradeceu a “cálida” recepção e pediu aos membros dos veículos de comunicação apoio na dura tarefa que tem pela frente.


 


“Sua presença aqui demonstra que a ONU está na linha de batalha para combater os problemas que afetam o mundo e está tentando dar uma esperança às pessoas mais necessitadas”, disse aos jornalistas.


 


Em seu discurso, lembrou os grandes conflitos do panorama internacional, especialmente Darfur, Oriente Médio, Irã, Iraque e Coréia do Norte, e a necessidade de avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, fixados até 2015.


 


“Estes desafios devem ser enfrentados coletivamente, porque ninguém pode obtê-los sozinho. Nem o próprio secretário-geral, nem nenhum país pode enfrentar estes desafios. Necessitamos de um esforço comum”, ressaltou.


 


Fonte: G1